sábado, 9 de fevereiro de 2008

Coisas passageiras

Vocês lembram daquela frase "penso, logo existo"? É de Descartes, um francês do séc. XVI em seu livro Meditações Metafísicas. Aqui vai um trecho desse livro que gosto muito: "Pensarei que o céu, o ar, a terra, as cores, as figuras, os sons, e todas as coisas exteriores que vemos não passam de ilusões e enganos de que ele [um deus enganador] se serve para surpreender minha credulidade. Considerar-me-ei a mim mesmo como não tendo mãos, nem olhos, nem carne, nem sangue, como não tendo nenhum dos sentidos, mas acreditando falsamente possuir todas essas coisas. Permanecerei obstinadamente apegado a esse pensamento ; e se, por esse medo, não estiver em meu poder atingir o conhecimento de nenhuma verdade, pelo menos estará em meu poder fazer a suspensão de meu juízo [...] Posso duvidar de tudo, mas tenho certeza de que estou aqui, pensando, duvidando. Sou uma coisa que duvida, que pensa."
Nesse texto, Descartes sai de um dúvida radical (ao ponto de duvidar de ter um corpo) e chega a uma certeza: ele pensa, é uma coisa que pensa. Essa dúvida radical é inspirada em um filósofo chamado Heráclito, da cidade de Éfeso, que viveu na Grécia antiga.
Esse texto é um dos marcos para o nascimento da Psicologia ao considerar o pensamento como sendo uma coisa a ser estudada. Isso é muito bom, mas também tem seu lado ruim. Passou-se a considerar o homem como uma coisa....e como sofremos com isso hoje. Todos são descartáveis, pois são apenas coisas. Tudo se mostra e se usa sem cuidado, sem zelo e sem respeito. Ah Deus, e como carecemos de respeito entre nós.
Tudo hoje é passageiro...os relacionamentos são passageiros, fúteis e sem profundidade...estamos imersos em um rio cheios de pessoas plásticas (garrafas pet, sacolas de supermercado); pessoas que são usadas e que usam, deixando-se perder nesse rio que leva a um mar de amargura.
Não importa a qualidade dos relacionamentos, todos são passageiros.
Mas Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e eterno (Jr 10.10). Somente em Deus pude ancorar meu barco para não ser levado pela maré dos relacionamentos descartáveis. É incrível como minha perspectiva de vida mudou desde que Jesus passou a fazer parte do meu dia-a-dia. Somente Nele podemos encontrar um fundamento sólido para sustentarmos nossas decisões e escolhas. Somente nele podemos temos uma verdade inabalável que assegura nossa caminhada nessa enchurrada que nos arrasta para uma vida sem sentido. Ele é o criador dos fins da terra, não se cansa e nem se fatiga (Is 40.28), pois, se teve forças para criar tudo o que vemos de mais sublime nesse mundo, o que dizer de sua capacidade para suportar nossas cargas e aflições, dando-nos apoio como um Pai bondoso que é.
Pai amado, é muito bom ter uma certeza na vida que sustenta todas as outras: o seu amor.