segunda-feira, 21 de abril de 2008

As fontes do self, Charles Taylor

"Embora eu naturalmente deseje estar bem situado em relação a todos os bens que reconheço e caminhar na direção deles e não me afastando deles, a direção que sigo em relação a este bem específico tem importância crucial. Precisamente porque minha orientação para ele é essencial à minha identidade, o reconhecimento de que minha vida se afasta ou nuca pode aproximar-se dele seria devastador e insuportável. Isso ameaça me fazer cair num desespero diante de minha indignidade que atinge o próprio âmago de meu ser como pessoa" (p. 90).
O que fazemos se não buscamos a Deus de todo o nosso coração? Só de pensar que posso não estar em um caminho que não seja o da vontade de Deus, como se tivesse me afastando dele e de seus propósitos para a minha vida, o desespero toma conta de minha mente e também de todo o meu espírito e corpo. Davi diz em seu salmo: "Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre"(Sl 16.11). Obviamente podemos perceber que a vida sem Deus, sem o seu direcionamente é totalmente angustiante e inconcebível.

Agradeço aos amigos Oséias, Vanessa e Eliézer pela colaboração.

Nenhum comentário: