terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Aliviando a bagagem, Max Lucado.

Você carrega cargas que não deveria? O Bíblia diz que todos nós somos pecadores, e se dizemos que não, estamos mentindo.
Max Lucado apresenta um brilhante estudo do salmo 23 em que cada capítulo é dedicado a um versículo. Com a simpatia que lhe é peculiar e já conhecida por muitos leitores, o autor começa dizendo que ao sairmos de casa todas as manhãs, cada um de nós leva consigo pelo menos uma bagagem: o cansaço, a desconfiança, talvez a autoconfiança, o descontentamento, a preocupação, o desespero, a culpa, a arrogância, a aflição...Cada capítulo é dedicado um desses males e, seguindo os versículos do salmo 23, o autor fala de cada um deles e de como a oração de Davi para Deus pode ser vista de forma tão completa, segundo o coração de Deus.
Novamente salientamos o quanto surpreende a leveza e competência que o autor trata de temas tão profundos.
O capítulo 6, por exemplo, trata do fardo da preocupação, das famosas perguntas “E se”, “Como posso”. Para elucidar o versículo 2 – “guia-me mansamente a águas tranqüilas” – o autor elabora um estudo que passa por Hb 4.16 – “acharemos graça a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” – para nos lembrar que nossas perguntas se fazem sem sentido diante das promessas de Jesus de nos ajudar no devido tempo e justamente naquilo que será a necessidade. Seu socorro vem em favor daquele que confia nele e vai adiante, mesmo que não consiga enxergar a situação por inteiro.
Sl 121.8 – “O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída; desde agora e para sempre”. Com esse versículo, continuamos a ser lembrados das maravilhas de Deus e suas promessas de contínua proteção em nossos caminhos. Por que será então que insistimos em ficar perguntando a Deus como seguir em frente?
Quando Jesus instruiu seus discípulos sobre situações futuras de perseguição, disse: “Sempre que forem presos e levados a julgamento, não fiquem preocupados com o que vão dizer. Digam somente o que lhes for dado naquela hora, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo.” (versão NVI). Isso nos lembra que Deus está constantemente nos guiando e nos dando as palavras necessárias para cada momento, para cada desafio. E porque, então, ainda carregamos o fardo da preocupação?
Com essas e outras reflexões, Max Lucado nos presenteia com um belo livro, de fácil leitura. O livro é dividido em pequenos capítulos que facilitam a leitura daqueles que gostam de, por exemplo, lerem um pouco antes de dormir, depois de um dia de fadigas.
Conheça mais a profundidade das promessas do salmo 23 e se livre das cargas que você nunca deveria ter carregado.
Max Lucado é escritor renomado, seve na Oak Hills Church of Christ onde mora, em San Antonio, Texas, EUA. É casado com Denalyn e tem três filhas.

Nenhum comentário: