terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Islã e os judeus, Ph.D Mark A. Gabriel.

Você realmente entende o conflito que acontece na terra de Israel? Ou você apenas tem suas opiniões embasadas naquilo que passa nos jornais? Se a sua resposta é sim para as duas perguntas, esse livro vai abrir seus olhos e vai lhe acrescentar muito.
O autor faz com propriedade uma reconstrução dos principais acontecimentos históricos desse conflito e marca bem a significação de cada um deles dentro dessa trajetória sangrenta de ódio e incompreensão.
Contudo, o livro não fica apenas nisso. Com extrema competência, são arroladas passagens do Alcorão para esclarecer a fundamentação teórica que o mundo islâmico usa para fomentar cada vez mais o ódio que impulsiona o conflito nos dois lados do front.
O leitor encontrará, inclusive, um estudo histórico muito rico do Alcorão, através qual o autor contextualiza a elaboração das citações utilizadas no livro, levando em conta os períodos da vida de Maomé.
Para enriquecer mais ainda esse livro, é apresentado um estudo comparativo de citações da Bíblia e do Alcorão que se referem a Jesus e a Maomé, respectivamente. Nessas citações, o leitor poderá perceber a diferença de conduta pregada e praticada por ambos os líderes em suas vidas: enquanto Jesus pregava o amor a quem quer que fosse, Maomé referia-se aos judeus com ódio.
O autor salienta que, assim como Jesus é o referencial de conduta e atitude para os cristãos, Maomé o é para os islâmicos. Os islâmicos seguem as palavras de Maomé e imitam suas atitudes justamente porque ele é o melhor homem que já viveu, o único profeta de Deus. Daí porque as palavras de Maomé contra os judeus, encontradas no Alcorão, são seguidas até hoje, quase mil e quinhentos anos depois de serem escritas.
Como cristãos, podemos entender como o amor se perpetua, mas é muito difícil entender como o ódio pode durar tanto tempo. Com esse livro, esse entendimento virá à tona e o leitor poderá abrir seus olhos para as verdadeiras razões desse conflito.
Esclarecemos que o livro não se trata, em momento algum, de um elogio à conduta dos judeus e um repúdio à conduta dos muçulmanos. Esse não é o teor desse livro. O autor é extremamente feliz em suas colocações e esforça-se apenas para elucidar nosso entendimento sobre esse conflito tão sangrento, buscando tanto fundamentação teórica, como embasamento textual no livro sagrado dos muçulmanos.

O autor, Ph.D. Mark A. Gabriel, nasceu em uma família muçulmana no Egito e conseguia citar o Alcorão inteiro aos doze anos de idade. Sua educação em toda a infância foi em escolas muçulmanas, e ele se doutorou em história e cultura islâmicas pela Universidade de Al-Azhar, a escola que é fonte da autoridade espiritual para o mundo islâmico.

Nenhum comentário: